21/09/2017

Higiene e Saúde Íntima Feminina


Olá meus amores!!

Falar de saúde íntima muitas vezes acaba sendo um tabu pois as pessoas nem sempre estão abertas para falar nesse assunto. Mas ainda hoje existem tantas dúvidas sobre higiene e cuidados com saúde íntima feminina, porém esse assunto faz parte de um processo natural de cuidados com o corpo e o conhecimento sobre o assunto nos ajuda a evitar problemas de saúde.

O nosso corpo é um organismo sensível e qualquer descuido pode causar multiplicação de fungos e bactérias causadores de doença ou ainda irritação, odores e ardência, por esse e outros motivos o ideal e que as meninas comecem a frequentar o ginecologista antes de mesmo de iniciar a vida sexual. Pois o médico pode dar todas as orientações necessárias e tirar todas as dúvidas.

Muitos fatores podem alterar a flora vaginal ou desequilibrar o pH da região, como falta ou excesso de higiene, alterações hormonais, alimentação, atividade sexual, ou mesmo o uso de produtos inapropriados, alterando as defesas do organismo o que deixa a região mais vulnerável a doenças.

A maior dificuldade das mulheres muitas vezes está presente na hora da higienização correta da área, que precisa ser intensificada durante o período menstrual, para evitar infecções e outras inflamações. A vagina possui o pH ácido e possui uma barreira contra micro-organismos que podem prejudicar a região, por isso é muito importante não interferir no pH da região, para isso é necessário o uso de produtos adequados para higienização.

Como Fazer a Higiene Íntima?


Na hora de fazer a higiene íntima muitas coisas podem interferir no pH da região como a plicação de cosméticos, uso de detergentes e sabonetes fortes, a ação das laminas na hora de depilação íntima, uso de cremes depilatórios e ceras que podem causar alergias. Por isso é ideal temos cuidado e procurar sempre a orientação de um especialista.

Geralmente a limpeza da região íntima é feita no banho, é durante esse processo que removemos as impurezas da região, nesse momento precisamos usar água e algum produto específico que auxilie na limpeza pois somente a água não faz esse processo sozinha.

Nesse momento deve-se evitar produtos detergentes fortes, pois eles podem remover a camada lípica que protege a pele da região, acarretando ressecamento, causando algum tipo de prurido ou corrimento.


Muitas pessoas optam por usar os mesmos sabonetes que usam no corpo na hora do banho para lavar a região íntima, porém o uso de sabonetes na região não é o mais correto a se fazer pois o mesmo possui um pH alcalino que pode destruir a camada de proteção da pele e alterar o pH da região. Os sabonetes transparentes como os de glicerina também não são indicadas por causarem ressecamento e irritação da pele. Além de tudo isso os sabonetes costumam ser compartilhados nas residências o que aumenta ainda mais a probabilidade de contaminação.

Os produtos mais adequados para fazer a higiene íntima feminina são sabonetes líquidos específicos para a região, pois eles são fabricados e testados por profissionais para manter o equilíbrio do pH da vagina, sem causar alergias e sem remover a camada lipídica que protege a pele. Basta seguir as recomendações do fabricante.

Na hora da higienização use apenas um pouco de produto e lave a região com delicadeza fazendo movimentos circulares, enxague bem evitando deixar resíduos do produto, seque com uma toalha de algodão.

Os lenços umedecidos são opção para aqueles dias que passamos o dia todo fora de casa, principalmente no período menstrual já que nessa época devemos ter cuidado redobrado com a higiene para evitar a proliferação de bactérias. É mais indicado o uso de lenços a papel higiênico devido ao seu poder de limpeza. Mas cuidado na hora de escolher o produto pois o mesmo pode conter muitos produtos químicos, e procure não utilizá-los em excesso pois desse jeito podem remover a camada de proteção da pele.

A maioria dos ginecologistas não recomendam o uso de papel higiênico, mas sim que a limpeza seja feita com água corrente. Além disso o ideal é evitar papéis higiênicos coloridos, com relevo ou com cheiro pois esses possuem uma quantidade maior de produtos químicos. Devido ao fato dessas substâncias poderem provocar coceiras, alergias, fissuras externas, ardor e dor durante as relações sexuais, e ainda deve ser utilizado no sentido da frente para trás para evitar a contaminação da região.

Procure não usar calcinhas justas demais ou de tecidos sintéticos pois abafam a região impedindo a ventilação, prefira calcinhas de algodão ou outros tecidos que auxiliem na transpiração da região. Os médicos também relatam que dormir sem calcinha é ótimo para saúde da região íntima pois ajuda a área a respirar e se manter saudável. Evite o uso de protetores de calcinha para não abafar demais a região opte por usá-lo apenas no período menstrual. Evite também o uso de muitos produtos químicos na hora de lavar as peças íntimas como amaciantes, sabão em pó entre outros, opte por usar sabão neutro, sabão de coco ou sabão específicos para este fim e lave as peças em água quente e corrente.


Durante o período menstrual escolha o método mais eficaz para você mais fique atenta pois todos os métodos precisam de uma troca periódica e higienização adequada da região íntima. Procure trocar o absorvente interno no máximo a cada 6 horas e o externo a cada 4 para evitar a proliferação de bactérias, buscando sempre respeitar as orientações de cada fabricante e do seu ginecologista.


Existem ainda os coletes menstruais que podem ser usados nesse período, esses coletores são práticos e ajudam o meio ambiente já que são reutilizáveis. Ele é um dos métodos mais higienicos pois não permite o contato do sangue com o oxigênio o que diminui a proliferação de bactérias e odores. Ele não altera o pH vaginal e nem interfere na lubrificação local. Deve ser retirado durante o banho e lavado com água e sabão. Antes de guardar o coletor deve ser esterelizado, fervendo-o por 3 minutos.


Existe também uma opção que poucas pessoas conhecem a existência, os absorventes de pano, é feito de algodão e é uma boa opção para mulheres alérgicas que não conseguem se adaptar com o uso de outros métodos. A ideia é que ele seja lavado e reutilizado como era feito antigamente.

E aí meninas você conseguiram entender a importância de cuidar bem da região íntima?

Bjos!!











2 comentários:

  1. Nossa muito interessante, nem sabia que existia absorvente de pano. Amei o post muito informativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me surpreendi durante a pesquisa quando vi, achei super interessante e é uma boa pedida para aquelas pessoas que são super alérgicas e tem sempre problema com os absorventes comuns.

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário, vou adorar responder! Bjos...

© Layout feito por: BL Designer | BLOG ALESSANDRA SOUZA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. imagem-logo
.