20/09/2017

Nutrição Capilar ou Umectação?


Olá meus amores!

Quem faz Cronograma Capilar sabe que a fase da nutrição é muito importante para o cabelo né? E na verdade Umectação e a Nutrição têm a mesma função, pois fazem parte do mesmo processo de recuperação dos nutrientes do cabelo.


A nutrição é a fase do cronograma capilar onde repomos os lipídios perdidos pelos fios capilares, ou seja, é a fase onde repomos as gorduras e a oleosidade perdida pelos fios. O cabelo precisa dos lipídios para ficarem fortes, com brilho, com as cutículas alinhadas, cachos definidos, menos volume, sem pontas duplas e bem alinhados com aquele aspecto de arrumado com menos frizz.

O ideal para fazer a nutrição é sempre utilizar óleos vegetais puros e manteigas. os óleos vegetais puros são aqueles sem adição de compostos químicos que geralmente mudam um pouco a fórmula e ao invés de fazer bem para os cabelos podem deixa-los danificados.

Os óleos vegetais penetram nas fibra capilares repondo aos fios a oleosidade necessária e tratando os fios de fora para dentro. Já os outros óleos modificados ou acrescidos de algumas substâncias químicas não penetram na fibra capilar e formam um filme em volta do fio que impede o cabelo de receber outros tratamentos, fazendo com que os fios não recebam os nutrientes necessários e fiquem enfraquecidos.


Para fazer a nutrição capilar você pode usar máscaras de hidratar que possuem em sua fórmula óleos e manteigas vegetais que iram ajudar a nutrir os fios como na tabela acima. Lembrando que na tabela acima tem apenas algumas das opções mais encontradas mais existem outras.

No YouTube tem um vídeo que fala um pouco sobre isso. Vocês podem assistir aqui:


Na nutrição você vai usar uma máscara de tratamento como de costume e procure sempre respeitar o tempo proposto pelo produto. Lave primeiro o cabelo com shampoo para abrir as cutículas depois seque um pouco e passe a máscara sempre enluvando os fios para potencializar o efeito, depois de passado o tempo necessário retire a máscara enxaguando o cabelo, condicione e finalize com creme de sua preferência.

Para fazer a umectação e bom fazer no dia que você vai lavar o cabelo, ainda com o cabelo sujo você deve passar um óleo vegetal nos fios mecha por mecha, enluvando bem. A umectação deve ficar no cabelo por no mínimo 30 min, mais pode ficar por mais tempo dependendo de como está o seu cabelo, se ele tiver precisando muito de nutrição o ideal é que fique mais tempo. Após o tempo necessário lave o cabelo com shampoo para tirar o excesso de óleo (se for necessário lave duas vezes), condicione e finalize como de costume.


A umectação também pode ser feita durante a noite e você pode dormir com ela no cabelo e retirar apenas no dia seguinte pela manhã, chamamos esse tratamento de "Umectação Noturna", mas atenção na hora de escolher o óleo, opte sempre pelos vegetais puros.

E ai vocês gostam mais de fazer nutrição ou umectação?


Bjos!











2 comentários:

  1. Meu cabelo prefere sempre umectação sempre fica ótimo quando faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você já sabe o que seu cabelo gosta mais, a umectação é mesmo muito boa para qualquer tipo de cabelo. Bjos

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário, vou adorar responder! Bjos...

© Layout feito por: BL Designer | BLOG ALESSANDRA SOUZA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. imagem-logo
.